Um pequeno grupo de especialistas em segurança de Internet reuniram-se em Singapura esta semana para o arranque de um sistema global para fazer e-mail e comércio eletrônico mais seguro, e acabar com a proliferação de senhas.
"Não importa onde você está no mundo ou quem você é no mundo, você vai ser capaz de autenticar a todos e a tudo", disse Dan Kaminsky, pesquisador independente de segurança de rede que é um dos engenheiros envolvidos no projeto.
O evento em Singapura incluiu uma cerimônia elaborada para criar e armazenar de forma segura teclas numéricas que serão mantidos em três centros de dados endurecido lá, em Zurique e em San Jose, na Califórnia As chaves e os centros de dados estão funcionando parte de uma tecnologia conhecida como Secure DNS, ou DNSSEC. DNS se refere ao Sistema de Nomes de Domínio, que é um diretório que liga nomes em endereços numéricos da Internet. O trabalho preliminar sobre o sistema de segurança vinha acontecendo há mais de um ano, mas esta foi a primeira vez que o sistema entrou em operação, mesmo que ele não seja bastante completo.
Os três centros são fortalezas composta por cinco camadas de segurança física, eletrônica e criptografia, o que torna praticamente impossível mexer com o sistema. Quatro camadas são ativas agora. O quinto, uma barreira física, está sendo construída dentro do centro de dados.
A tecnologia é vista por muitos especialistas em segurança de computador como um raio de esperança em meio a cascata recentes de roubos de dados, ataques, rupturas e escândalos, incluindo arrombamentos no Citibank, Sony, Lockheed Martin, RSA Security e em outros lugares. Ele permite que os usuários se comuniquem através da Internet com alta confiança de que a identidade da pessoa ou organização que eles estão se comunicando não está sendo falsificado ou forjado.
O evento em Cingapura encerrou um processo que começou há mais de um ano atrás e está prevista para ser concluída após que 300 chamados domínios de alto nível forem assinados digitalmente, por volta do final do ano. Antes do evento de Cingapura, 70 países haviam adotado a tecnologia, e mais 14 foram adicionados como parte do evento. Enquanto os países grandes estão geralmente fazendo o trabalho técnico para incluir seus próprios domínios no sistema, o consórcio de especialistas em segurança na Internet está ajudando os países menores e organizações com o processo.
Especialistas em segurança estão esperançosos de que o novo sistema de DNS Secure permita um esquema de autenticação global que será mais impenetrável e menos caro do que um sistema anterior de comerciais certificados digitais que se mostrou vulnerável em uma série de compromissos importantes.