A compra de um supercomputador custa milhões de dólares, então milhares mais a cada ano para mantê-lo. Sem mencionar a pesada fatura eléctrica para manter o sistema massivo em execução.Particularmente na saúde, meteorologia e áreas de astrofísica, os cientistas precisam de processamento imensa para realizar cálculos complexos em uma quantidade razoável de tempo. Pode demorar uma década para executar um conjunto de experimentos de modelagem em um computador pessoal comum.
Várias organizações têm desenvolvido supercomputadores virtuais obtendo voluntários para doar a seus pcs quando as máquinas não estão em uso. Qualquer um pode ir para os sites dos grupos 'para download de software que conecta seus computadores à rede de outros computadores.Multiplicado por mil vezes, ou mesmo milhões, o poder de processamento combinado de todos os PCs é formidável.Conheça o supercomputador
O conceito é chamado de grid computing voluntário, e está sendo utilizada por projetos como o World Community Grid, setiathome, FoldingAtHome e EinsteinAtHome, entre outros. Os projetos têm uma tarefa de computação, corta-los em literalmente em bilhões de pedaços, e enviá-los para os PCs na rede.
O projeto Foi criado por pesquisadores da Universidade de Berkeley em 1999 com o objetivo de encontrar sinais de rádio indicativo de vida inteligente fora da Terra.
Grid da IBM ajuda os pesquisadores a selecionar resolver alguns dos problemas mais desafiadores do mundo. Existem atualmente oito projetos ativos, incluindo a pesquisa de curas para a AIDS, câncer infantil e distrofia muscular, bem como as investigações em água limpa e soluções de tecnologia de células solares. Projectos concluídos incluem um que desenvolveu os avanços na investigação do genoma e outro que explorou novos métodos de realização de biópsias.
O Dr. Stanley Watowich, da University of Texas Medical Branch, está usando o World Community Grid para investigação de medicamentos para combater a dengue. "No nosso laboratório é possível acessar um dedicado de 128 processadores de computador cluster para este projeto", disse ele. "Em contraste, durante este projeto, o World Community Grid forneceu o equivalente a um cluster de computadores de 12.000-processadores."
O IBM aceita candidaturas de cientistas que realizam pesquisas humanitária, mas não pode arcar com o custo elevado de tempo de alugar em um supercomputador.
"Há uma enorme quantidade de tempo que passa quando o laptop é ligado, mas você não está usando seu poder de processamento", disse Willner. "O Grid pode tirar proveito até mesmo de apenas um milésimo de segundo."